terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Meditação sobre a Divina Vontade - Como se preparar para viver no Fiat Supremo

"COMO SE PREPARA PARA VER NO SUPREMO FIAT".

Antologia de meditações do primeiro volume do livro do céu.
 "Desapego sobrenatural das criaturas" Jesus quer que aprendamos a ver nele e a viver nele todo tipo de relacionamento com as criaturas. E em suas ações para conosco, boas ou más, sempre um sinal e uma manifestação de sua vontade divina. 
Livro do Céu, volume 1, capítulos 4-6

ORAÇÃO PREPARATÓRIA À MEDITAÇÃO: 

Jesus, eu te amo com a Sua Vontade! 
Venha, Divina Vontade, para orar em mim e, em seguida, oferecer-lhe esta oração, como minha, para satisfazer as orações de todos e dar ao Pai a glória que todas as criaturas devem dar a Ele. 
Rainha Imaculada, Minha Mãe celestial.  Venho ao teu regaço materno para me abandonar em seus braços, para pedir-lhe com os mais ardentes suspiros que me admita viver no Reino da Vontade Divina. 
Santa Mamãe, você que é a Rainha deste Reino, permita-me viver nele, para que não seja mais abandonado, mas habitado por seus filhos e filhas. Portanto, Rainha Soberana, confio-me a ti, para que tu me guie nos passos do Reino da Vontade Divina e, segurando à sua mão materna, guie todo o meu ser, para que eu faça vida perene na Vontade Divina. Você será minha mãe e, eu lhe darei a  minha vontade, para que eu possa trocá-la com a Vontade Divina e para que eu tenha certeza de que não deixarei o Reino Dele. Por isso, oro para que vós me ilumine, através desta meditação, para me fazer entender cada vez mais e melhor o que significa "Vontade de Deus" e como viver nela. (Ave Maria) 

Livro do Céu, volume 1, capítulos 4-6 “Então, durante todo o dia, senti-o acima de mim, me levou de volta a tudo, como, por exemplo, se eu me deixasse levar por conversar um pouco demais com a família de coisas também indiferente, desnecessária, a voz interna me disse: “Esses discursos enchem sua mente com coisas que não me pertencem, envolvem seu coração com uma poeira para fazer você sentir minha graça fraca, não mais viva. Oh, imita-Me quando eu estava na casa de Nazaré! Minha mente estava preocupada com nada além da glória do Pai e da salvação das almas, minha boca não dizia nada além de discursos sagrados, com minhas palavras tentei reparar as ofensas ao Pai, acender os corações e puxá-los para o seu amor e, principalmente, minha mãe e São José; em uma palavra, tudo chamava Deus, tudo funcionou para Deus e tudo relacionava a Ele.¨

Por que você não pôde [fazer] o mesmo? "" Eu estava confuso, tentei o máximo que podia para ficar sozinha, confessei minha fraqueza a Ele, pedi ajuda a graça para poder fazer o que Ele queria, porque por mim mesma eu não sabia nada além de mal. Se durante o dia minha mente estivesse ocupada pensando nas pessoas que eu amava, Ele imediatamente me levaria de volta dizendo: “Esse é o bem que você me quer? Quem já amou você como eu? Veja, se você não terminar, eu deixo você! ”Às vezes me sentia recebendo tantas e tão amargas censuras que tudo que fiz foi chorar. Especialmente uma manhã, depois da Comunhão, ela me deu uma luz tão clara do grande amor que Ele me trouxe e da inconstância das criaturas, que meu coração permaneceu tão convencido disso. que a partir de então não era mais capaz de amar ninguém. Ele me ensinou a amar as criaturas sem me afastar dEle; isto é, olhando as criaturas como a imagem de Deus, para que, se eu recebesse o bem das criaturas, tivesse que pensar que somente Deus era o primeiro autor desse bem e que Ele o havia usado por meio da criatura para enviá-lo para mim; portanto meu coração estava mais ligado a Deus. Se então eu recebi mortificações, também tive que vê-las como instrumentos nas mãos de Deus para minha santificação; portanto, meu coração não foi sombreado pelo meu vizinho. Portanto, desse modo, aconteceu que eu apontei para todas as criaturas em Deus, [tanto que] por quaisquer deficiências que vi nelas, nunca perdi a estima; se elas me motivavam, eu me sentia obrigada, pensando que elas me faziam fazer novas compras para minha alma; se elas me elogiassem, Recebi esses elogios com desprezo, dizendo: "Hoje isso, amanhã eles podem me odiar", pensando em sua inconstância. Em resumo, meu coração adquiriu tanta liberdade que eu mesmo não posso expressá-la. 
" Quando o Divino Mestre me libertou do mundo externo, Ele colocou a mão para purificar o meu interior e, com uma voz interna, disse-me: "Agora nos resta sozinhos, não há mais ninguém para nos perturbar; Você não está mais feliz agora do que antes, quando teve que contentar muitos? Veja, apenas um é mais fácil agradar; você deve perceber que você e eu estamos sozinhos no mundo. Prometa-me ser fiel e derramarei sobre você tantas e muitas graças que você mesmo ficará maravilhada. " Depois, Ele me disse: “Acima de você, fiz ótimos desenhos, sempre que você me corresponder! Eu quero fazer de você minha imagem perfeita, começando desde que [nasci] até morrer. Eu mesmo vou ensiná-la a fazê-lo pouco a pouco.
————————————————————————————————————— 
Essas etapas do livro do céu são extremamente formativas. Nelas, o Senhor exige de Luisa uma relação de absoluta exclusividade e a convida a imaginar um mundo em que ela esteja sozinha com Jesus. As palavras que Jesus dirige a ela ("você deve levar em conta que você e eu estamos sozinhos no mundo"), devemos ouvi-las também endereçada a nós porque aprendemos a nos relacionar com os afetos, mesmo os mais queridos, de uma maneira sobrenatural. Esse desapego sobrenatural das criaturas, se fosse necessário para Luisa, destinado a ser o segundo elo entre a humanidade e a Vontade Divina, pois a alma envolvida em uma séria jornada espiritual é mais apropriada e desejável. Nesse sentido, é bom lembrar quais são as condições para poder seguir Jesus, magistralmente expressa no volume IV, capítulo 281, de "O Evangelho como me foi revelado" por Maria Valtorta. Para aqueles que expressaram o desejo de se juntar a seus discípulos, Jesus responde: “Vir a mim como discípulo significa renunciar todos os amores a um amor: o meu. Amor egoísta por si mesmo, amor culpado por riquezas ou senso ou poder, amor honesto por sua noiva, santo por sua mãe, pai, amor adorável de e para os filhos e irmãos, tudo deve ceder ao meu amor, se você quiser ser meu. Na verdade, digo-lhes que meus discípulos devem ser mais livres do que os pássaros no céu, mais livres do que os ventos que fluem nos firmamentos sem que ninguém os contenha, ninguém ou nada. Livre, sem correntes pesadas, sem fios de amor material, sem nem mesmo as sutis teias de aranha das barreiras mais leves. O espírito é como uma borboleta delicada fechada dentro do pesado casulo da carne, e até a teia iridescente e impalpável de uma aranha pode sobrecarregar seu vôo ou detê-lo completamente: a aranha da sensibilidade, da ingenerosidade em sacrifício. Eu quero tudo, sem reservas. O espírito precisa dessa liberdade de doar, dessa generosidade de doar, para ter certeza de não se enredar na teia de afetos, costumes, reflexões, medos, esticados como tantos fios por aquela aranha monstruosa que é Satanás, ladrão de almas. Se alguém quer vir a Mim e não odeia o pai, a mãe, a esposa, os filhos, os irmãos e até a vida, ele não pode ser meu discípulo. Eu disse "ódio santo". Você em seu coração diz: "O ódio, Ele ensina, nunca é santo. dos ventos que fluem nos firmamentos e essa liberdade só pode ser alcançada através do distanciamento sobrenatural de criaturas que devem ser amadas em Deus e por Deus, caso contrário, o amor pelas criaturas pode não apenas pesar nosso vôo, mas impedir que ele tudo. Como é realizado o desapego das criaturas? Jesus explica isso a Luisa e também a ensina como amá-los sempre e em qualquer caso. O segredo está em "ver as criaturas como uma imagem de Deus". O homem pode fazer-nos bem, mas também prejudicar. Do homem, podemos receber gentilezas, atos de amor, certificados de estima, mas, pelo contrário, também podemos receber grosseria, desprezo ou mortificação. Se formos movidos pela vontade humana, seremos levados, sem mérito, a amar aqueles que nos amam e a responder à grosseria, ao desprezo e à mortificação com a mesma falta de amor. É isso que a grande maioria dos homens faz, mas quem aspira a entrar no reino do Supremo Fiat age sobrenaturalmente e em todos os lugares vê a mão de Deus que nos acaricia ou nos golpeia através da criatura. Desse modo, nosso coração não se apegará de maneira prejudicial à criatura (quando receber o bem dela) nem obscurecerá (quando receber mortificações, insultos ou contradições) porque, em ambos os casos, é Deus quem quer nos deliciar com a criatura. amar ou purificar-nos com sofrimento. Sempre devemos ter essa capacidade de passar imediatamente da criatura para o Criador, a fim de que a liberdade interior que Jesus pede a todos cresça em nós, mas em uma extensão maior e heróica para aqueles que aspiram alcançar as alturas da santidade. Novamente no Evangelho, Jesus continua: “Sua vida também deve estar pronta para me seguir. Aquele que sente ódio de sua vida sem medo de perdê-la ou torná-la humanamente triste, faz com que Me sirva. Mas é apenas uma aparência de ódio à vida. Um sentimento equivocadamente chamado de "ódio" pelo pensamento do homem que não sabe se erguer, do homem todo-terreno, ligeiramente superior ao bruto. Na realidade, esse ódio aparente, que é negar as satisfações sensuais da existência para dar ao espírito uma vida cada vez mais ampla, é o amor. O amor é, e o mais alto que existe, o mais abençoado. Negar-se a baixas satisfações, interditar a sensualidade das afeições, adquirir reprovações e comentários injustos, arriscar punições, repúdio, maldições e talvez até perseguição é uma sequência de penalidades. Mas você precisa abraçá-los e impor como uma cruz, uma forca na qual toda culpa passada é expiada para se justificar a Deus, e da qual toda graça é obtida, verdadeira, poderosa e santa graça de Deus para aqueles que amamos. Quem não carrega a cruz e não segue a Mim, que não sabe fazer isso, não pode ser meu discípulo. Então pense muito, muito, você que diz: "Viemos porque queremos nos unir aos seus discípulos". Não é vergonha, mas sabedoria pesar a si mesmo, a julgar a si mesmo e a confessar, a si mesmo e aos outros: "Eu não tenho o tecido de um discípulo". E o que? Os pagãos baseiam seus ensinamentos na necessidade de "conhecer a si mesmos"; e vocês israelitas, para conquistar o céu, não saberiam como fazê-lo? Porque, lembre-se sempre, bem-aventurados os que virão a Mim. Mas, em vez de virem e depois traírem a Mim e Aquele que me enviou, é melhor não vir e permanecer os filhos da Lei como você era até agora. " É preciso coragem para tomar partido contra nós mesmos, contra afetos e contra o mundo. Se não sentimos a coragem de ir contra a corrente violenta e turbulenta do mundo, renunciando a tudo pelo amor de Deus, não podemos ser discípulos de Jesus. Quando esse santo desapego do mundo e das criaturas inevitavelmente se torna realidade na alma ele levará uma vida divina e oculta, não muito diferente da vivida por Jesus em Nazaré, e ele sentirá o desejo incontrolável de imitá-Lo. Nossa mente não lidará com nada além da glória do Pai e da salvação das almas. Nossa boca não pronuncia palavras vãs das quais seremos chamados a responder, mas discursos sagrados capazes de reparar as ofensas e atrair corações para o Coração de Deus. Foi isso que Jesus fez durante Sua vida oculta em Nazaré. Ele certamente levou uma vida comum, composta de coisas comuns como todos nós, mas em segredo a dele era uma vida divina e extraordinária, oferecida e vivida para a glória do Pai, para a salvação das almas e para a reparação de ofensas. Esses foram os três fins com os quais Jesus agiu secretamente. Por fora, parecia ser uma criança, um menino, um homem "comum", mas, no segredo do Seu Coração, trabalhou com Deus. É bom lembrar mais uma vez que a vida na Vontade Divina é uma vida secreta. Os Fiat que mudam o mundo não são aqueles falados em palavras com muita facilidade e fanatismo deletério, mas são os interiores, conhecidos apenas por Deus: são os Fiat autênticos e milagrosos pelos quais devemos nos esforçar. 

ORAÇÃO FINAL 

Ensina-nos, ó Divina Maria, viver completamente desapegado das criaturas para estar profundamente unido a Você e ao nosso Criador. 

OBJETIVO 
Comprometer-se a ver a Vontade Divina em tudo e agir com as mesmas três intenções com as quais Jesus agiu (a glória do Pai, a salvação das almas e a reparação dos pecados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cumprimento do Pai Nosso

 Thy Will be done on Earth as It is in Heaven This petition in the Prayer of Jesus to our Father in Heaven is of the highest importance for ...